quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Maçonaria

Tópico exclusivo destinado para discussões de temas relacionados com o tema Maçonaria e outras variantes do tema. Deixe sua opinião via comentário.


Maçonaria, forma reduzida e usual de francomaçonaria,[1] é uma sociedade discreta e por discreta, entende-se que se trata de ação reservada e que interessa exclusivamente àqueles que dela participam.[2][3][4] De carácter universal, cujos membros cultivam o aclassismohumanidade, os princípios da liberdadedemocraciaigualdadefraternidade[5][6] e aperfeiçoamento intelectual, sendo assim uma associação iniciática e filosófica.
A maçonaria é, portanto, uma sociedade fraternal,[7] que admite todo homem livre e de bons costumes, sem distinção deraçareligião,[7] ideário político ou posição social. Suas principais exigências são que o candidato acredite em um princípio criador, tenha boa índole, respeite a família, possua um espírito filantrópico e o firme propósito de tratar sempre de ir em busca da perfeição,[7] aniquilando seus vícios e trabalhando para a constante evolução de suas virtudes.
Os maçons estruturam-se e reúnem-se em células autônomas, designadas por oficinasateliers ou (como são mais conhecidas e correctamente designadas) lojas, "todas iguais em direitos e honras, e independentes entre si."
Existem, no mundo, aproximadamente 6 milhões de integrantes espalhados pelos 5 continentes. Destes 3,2 (58%) nosEstados Unidos, 1,2 -(22%) - no Reino Unido e 1,0 (20%) no resto do mundo. No Brasil são aproximadamente 150 mil maçons regulares (2,7 %) e 4 700 Lojas.

3 comentários:

  1. Qual das origens apontadas para a Maçonaria você acha que é a mais correta ou a verdadeira? A que afirma que ela evoluiu a partir das agremiações de mestres pedreiros, a que diz que foram os Cavaleiros Templários de retorno das ruínas do templo de Salomão, a que diz que foi fundada por Rosa-cruzes para ser vestíbulo e braço social da ordem ou outras ainda?

    ResponderExcluir
  2. Agremiações de pedreiros pareceria ao meu ver mais um negócio de cunho sindical hoje em dia, pois não tem um aspecto que os Templários tem que é um prévio compromisso com uma mística e código de conduta (princípios e valores morais) com uma instituição e missão pré-existente, por exemplo uma ordem religiosa.

    Não são apenas os Templários que tinham ou teriam "finalidade social", os chamados Hospitalários tinham uma missão filantrópica o de caridade maior naquele cenário que se deram suas origens comuns. Os maçons parecem que herdam essa coisa de certo modo.

    ResponderExcluir
  3. É, coerente com o fato de que pedreiros dificilmente teriam desde o início entre seus membros pessoas da nobreza, além do simbolismo alegórico que indica alto grau de instrução, erudição. Como as alegorias em catedrais góticas, provavelmente os fundadores da ordem usaram alegorias de construção, como a história do mestre Hiran Abif e a construção do templo de Salomão,a Pedra Filosofal (de esquina), assim como a própria palavra que deu origem ao vocábulo Maçonaria, que vem de massa, matéria prima da grande obra, os templos baseavam-se na forma humana pois simbolizam o templo interior, mas isso ñ é novidade, os templos hindus tbm o são. Há vintenas de alegorias ligadas a construção do templo na maçonaria, misturado com resquícios de lendas e mitos do inconsciente coletivo da humanidade, talvez resida aí um dos segredos do fascínio que causa nas pessoas mais simplórias. Com o tempo a maçonaria tornou-se um excelente clube de ricos e entidade filantrópica e de reuniões regulares de maridos fugindo das esposas, usando ritos antiquados e misteriosos.. Mas nem sempre foi assim, é possível que em suas origens remonte á antigas ordens iniciáticas do Egito, Grécia e Caldeia, a própria Escola de Krotona de Pitágoras era uma sociedade semelhante. A escola de Atenas de Platão imagino que deve muito aos remanescentes dos pitagóricos. No Egito há o registro da mais antiga instituição de ensino do mundo conhecido, a Escola da Vida, relatado no livro 'Sinué, o Egípcio'..

    vlw

    ResponderExcluir